O valor de uma amizade

CapaUma amizade que surge de uma aposta, uma necessidade de compreensão ou de vivência, um deles ensinará a responsabilidade e o outro a como aproveitar a vida. Um filme que sensibilizou o mundo, que ganhou seu espaço e fez com que muitos dessem risadas das situações proporcionadas nas cenas. Eric Toledano e Olivier Nakache conseguiram criar um roteiro sobre um tema complicado de forma cômica. De maneira criativa, eles mostraram um tetraplégico milionário com diálogos e situações engraçadas. Porém, para quem não sabe, eles tiveram como base as memórias de Phillippe Pozzo di Borgo sobre sua amizade com o argelino Abdel Yasmin Sellou.

Intocaveis_-_divulgacaoA história, como citado anteriormente, é de Philippe (François Cluzet) que é um aristocrata rico que após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Por este motivo, ele busca um assistente e acaba escolhendo o pior deles, Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem experiência como cuidador. Philippe faz uma aposta dizendo que Driss não aguentaria este tipo de trabalho, por causa disto, pouco a pouco ele aprende a como cuidar de outra pessoa e uma amizade surge entre os dois. Para Philippe o motivo principal de se afeiçoar ao garoto é por ele não tratá-lo como tetraplégico. E cada um mostra ao outro um pouco do seu mundo. Com muitas risadas, o filme continua conquistando o público. Para quem ainda não o tinha visto nos cinemas, já chegou às locadoras e poderá desfrutar deste filme em casa, com amigos e familiares.

No filme, notamos o quanto os protagonistas entraram em sintonia, Sy com seu carisma e seus momentos atrapalhados conquista o público, já Cluzet traz a experiência de atuação para as cenas. Eles transformaram o filme em uma comédia inteligente, ao contrário de muitas comédias pastelão dos Estados Unidos.

DiretoresA produção francesa surpreendeu a todos e arrecadou aproximadamente U$ 382 milhões, sendo assim a segunda maior bilheteria do país. No site do imdb.com a nota dos usuários está em 8.6.  O filme foi dirigido pelos próprios criadores e já teve 24 nominações para prêmios vencendo 10 deles. Omar Sy ganhou como melhor ator no César Awards France e os diretores ganharam como melhor filme europeu no David DonatelloAwards. Além de ter sido indicado como melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, perdendo para o filme “Amor” (austríaco). Infelizmente este não teve nenhuma indicação ao Oscar, apesar de ter esperado ansiosamente, não ganhou espaço na Academia.

Grupo filmagemOs atores François Cluzet e Omar Sy conseguiram transparecer uma amizade real e divertida. O primeiro filme que chegou ao Brasil atuado por Cluzet foi em 1988 em “Um assunto de mulheres”. Já Sy, com menos tempo de carreira, porém que busca seu espaço no cinema francês e o no mundo, estreou aqui no Brasil com Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, em 2001. E ator acabou de ser confirmado para o novo filme do X-men que está sendo produzido. Days of Future Past, previsto para estrear em 2014.

“Intocáveis” com certeza é um filme para quem gosta de uma comédia, com diálogos inteligentes e boas atuações. O filme foi bem produzido, mostrando imagens bem filmadas, construídas e bonitas, além de visualizarmos um pouco da bela França. Não dá para dizer que o filme tinha como objetivo enfatizar as diferenças culturais, sociais e de oportunidades na sociedade, mas expôs que estas diferenças não são nada quando se forma uma amizade verdadeira.

Confira o trailer abaixo:

4 Respostas

  1. Realmente,as suas considerações sobre o filme e sua analise levam-me a desejar assisti-lo novamente com outro olhar, mais profundo e sob outros prismas.

    1. Obrigada. É um filme que nos dá uma lição de vida. O interessante é a forma que eles construíram a história. Maravilhoso.

  2. Pena não ter visto no cinema. Vou locá-lo. Abordagem excelente Anaísa. Parabéns!

    1. Obrigada Zecleide. O filme é bem interessante, me chamou a atenção a forma que conseguiram desenvolver esta história. Eles transformam uma história complicada em uma maneira cômica na hora de contá-la. Vale a pena, depois me diga o que achou do filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: