Um sonho de um final feliz

O-Lado-Bom-da-Vida-poster-nacionalA vida é como um filme produzido por Deus e a nossa missão é se tornar física e emocionalmente preparado ao final feliz. Esta é a teoria de Pat Peoples, personagem criado por Mathew Quick, no livro “O lado bom da vida”. Parece uma ideia de uma criança, por demonstrar inocência em seu pensamento, mas na verdade é a de um adulto emocionalmente instável e completamente apaixonado por sua ex-mulher Nikki.

O livro foi tão bem recebido pelo público que virou filme e a atriz Jennifer Lawrence, que interpreta Tiffany, a companheira maluca e instável de Pat, ganhou até o Oscar e o Globo de Ouro como melhor atriz. A história gira em torno de Pat Peoples que perdeu quase tudo na vida: sua casa, emprego e principalmente o casamento, por conta de uma atitude impensada acabou internado em um sanatório por um tempo. Quando ele sai de lá, volta a morar com os pais, mas seu maior objetivo é reconstruir sua vida ao lado da ex-mulher. Com seu temperamento instável, ao voltar pouco a pouco a viver sua vida, um casal de amigos o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany, uma mulher que também é problemática, mas que aparece para mudar a vida de Pat.

Jennifer Lawrence OscarQuando você lê o livro e assiste ao filme, as diferenças como sempre são gritantes. Alguns dos personagens ganharam mais espaço no filme ou tiveram algumas mudanças, acrescentaram informações. Confesso que esta é uma das poucas vezes que o filme é melhor que o livro. No filme foram criadas mais situações divertidas, mais cenas cômicas e os atores deram vida aos personagens de uma forma bem elaborada.

Apesar de ter preferido o filme, alguns personagens são mais bem explicados no livro, porque tem mais espaço para isto, como o caso do terapeuta de Pat, o dr. Cliff e a própria Veronica, irmã de Tiffany.  Mas também transformar um livro em filme sempre é um trabalho árduo. 154 páginas em um roteiro de 120 e ainda ter que transformá-lo em imagem é bem complicado. Por isto, as mudanças são inevitáveis. E é muito difícil dizer que o filme é melhor que o livro, mas neste caso em especial, a minha preferência é a adaptação. Acredito que foi pelos atores que interpretaram os personagens tornando-os mais engraçados, alguns como o melhor amigo de Pat, o Danny (Chris Tucker) e o pai Sr. Patrick (Robert De Niro) são exemplos disso.

X-men

Em ambas as formas de contarem a história, mostra Pat utilizando expressões para demonstrar seu sentimento como se fosse uma criança. Quando utiliza “lugar ruim” se refere à clínica psiquiátrica e “tempo separado” é a separação com Nikki. Estas expressões deixam a história mais leve e parece ter sido contada por uma criança. No decorrer da trama, o leitor descobre o que aconteceu para ele ter ficado na clínica. É uma comédia romântica, com uma pitada de drama e os atores Jennifer Lawrence (Tiffany) e Bradley Cooper (Pat) conseguiram demonstrar uma química que o público realmente torce para que fiquem juntos. Ela do jeito maluco conquista a quem assiste. A atuação dela realmente foi muito boa, em pensar que ela atuou em Jogos Vorazes, X-men: Primeira classe e que pouco a pouco conquista seu lugar em Hollywood, pode-se dizer que já é a nova queridinha do cinema. Não sei dizer se comparado as outras atrizes que concorreram ao Oscar, era a que mais se adequava a ganhá-lo, porque para isto teria que assistir a todos que concorreram na categoria de melhor atriz, mas com certeza foi merecido este Oscar. Nós sabemos o quanto atrizes, atores, produtores, técnicos, se esforçam para colocar em prática um sonho, um roteiro. Lawrence está com alguns trabalhos em andamentos como o X-men: Days of future past, interpretando Raven/Mystique.

Robert De Niro e Bradley CooperO filme “O Lado bom da vida” foi dirigido por David O. Russel que é mais conhecido por fazer documentários e curtas-metragens. Teve esta oportunidade de escrever a adaptação e dirigi-la. Ganhou seu espaço no cinema, conseguindo arrecadar mais de $ 177 milhões, tendo gasto apenas $ 21 milhões. E o responsável por interpretar o pai de Pat no filme foi Robert De Niro, que com certeza atuou de forma excelente como sempre.

Algumas curiosidades na produção do filme:

  • Quem estava cotada para o papel de Tiffany era Anne Hathaway, porém, devido a conflitos de agenda não pode aceitar o trabalho e no fim, acabou ganhando como melhor atriz coadjuvante no Oscar 2013, pelo trabalho de “Os miseráveis”, o próximo filme que assistirei.
  • Os atores principais se reencontraram nos sets de filmagens de “Serena”, interpretando um casal novamente. Este filme está previsto para lançar em outubro deste ano.
  • E outra curiosidade é que Robert De Niro volta a ser indicado no Oscar depois de 21 anos, ele que já ganhou duas estatuetas: uma como melhor ator coadjuvante em “O Poderoso Chefão 2” e melhor ator, pelo “Touro Indomável”. Ele mereceu voltar ao Oscar, ainda mais por ser este grande ator que vem colecionando sucessos desde então.

Bradley Cooper e Jennifer LawrenceO nome do livro e filme “O Lado bom da Vida” resume bem as situações da história, já que o protagonista sempre busca um lado positivo de tudo o que acontece com o objetivo de buscar o seu final feliz. Pat acredita que só alcançará sua felicidade quando voltar com Nikki. Será que todos nós não buscamos de uma forma ou de outra um final feliz? Será que não queremos ver o lado positivo de tudo? O personagem, ao menos, no meio de sua loucura ou inocência em tratar o assunto, busque a própria felicidade, sem mentira, sem enganar ninguém, apenas sorrir com o lado bom da vida.

Confira o trailer do filme abaixo:

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: