Uma vida repleta de ARTE e LUTA

Giane e Fiuza

A busca de um sonho, a realização pessoal e profissional, a luta pela vida. Às vezes tudo o que a gente quer é realizar um sonho, mas o que acontece quando o realiza e sua vida vira 180º graus? Não é para qualquer um manter o otimismo e lutar diariamente pela vida. Um livro que dá uma lição de vida sem ser autoajuda. “Giane – Vida, Arte e Luta”, escrito pelo jornalista Guilherme Fiuza, conta um pouco sobre a trajetória de Reynaldo Gianecchini até a luta contra o câncer. Ele que interpretou em sua primeira novela o Edu, Laços de Família, em que sua mulher Camila, interpretada por Carolina Dieckmann descobria ter leucemia. Giane livroDepois de quase 13 anos, a ficção ficou mais perto da realidade. E a dúvida de que seguiria o mesmo caminho ficaria na cabeça de muitos. Giane, como é chamado no livro, descobriu o câncer 6 meses depois de seu pai ter descoberto o dele. Ao lado de uma guerreira, mãe e mulher, Heloísa os ajuda a superar este momento difícil.

Fiuza conseguiu escrever uma biografia com elementos da dramaturgia, deixando-a mais atrativa, além de transformar em palavras a luta por um sonho e pela vida. Pode-se esperar inclusive momentos descontraídos, em que tirará risadas dos leitores, com situações engraçadas que nosso ídolo passou em sua vida.

Outro aspecto interessante do livro foi o otimismo do Giane em relação a muitas coisas em sua vida, desde a um sonho para se realizar até o momento difícil de superar. Amigos e familiares ficaram ao seu lado, comprovando o quanto isto é importante para todos. Tem uma frase do livro que resume algumas situações que o ator passou e confesso que me chamou bastante a atenção: “Claudia Raia se permitiu o pensamento inevitável: câncer raro do tipo mais raro, cateter que vira acidente raro, fungo raro… Será que Gianecchini não podia ser um pouco menos original em tudo?” E durante o livro, você perceberá que ele não poderia ser menos original, como um bom artista. Porém, ao lado de amigos como Claudia Raia, ele superaria esta fase e seria um exemplo a outros que lutam diariamente contra esta e outras doenças.

FiuzaPara divulgar o livro, o escritor e ator fazem uma turnê pelo Brasil, e neste domingo, dia 14 de abril, eles estiveram nas Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium e uma coisa posso dizer: foi uma loucura total. Fãs do ator compareceram ao evento e sem saber se comportar em tal ambiente, gritavam constantemente, dificultando aos leitores escutarem as respostas de ambos a poucas perguntas. Desta vez Página, Câmera e Ação não trará um vídeo de autoria própria, pela quantidade de fãs no local que impossibilitou a boa captura de imagens do evento.

Porém, transcrevi algumas respostas de ambos sobre curiosidades ou o processo de escrita da obra literária. “Eu acho que entrei em mais uma peça no enredo que é a vida do Giane, que tudo acontece de uma maneira mágica (..) A gente fez sessões de mergulho de horas e horas de conversa interessantíssima. E de todas as pessoas do show business que convive com ele.  E para escrever o livro foram 2 meses e meio virando dias e noites em uma história maravilhosa, apaixonante. Se não fosse apaixonante não dava para fazer”, comenta Fiuza.

Gine falando

Uma história sobre a arte de atuar e como é difícil entrar neste ramo. Giane afirma durante a conversa que a pessoa que busca atuar, tem que saber se o faz porque gosta da profissão ou da emoção que vem com ela. É um trabalho que exige muito, porque enquanto você não está gravando, você precisa ensaiar.

O leitor entra num mundo, que muitas vezes pode ser desconhecido, o da fama, o do reconhecimento artístico e a luta constante em se manter nesta área.  “A gente tenta capturar um pouco da alma do nosso personagem e a grande alegria foi conhecer esta personalidade (..) Conhecia o Giane como artista e tal, mas não imaginava o enredo cinematográfico que era a vida dele. Então foi um grande prazer escrever este livro”. Fiuza também diz que para transformar este livro em filme, seria necessário que o próprio Gianecchini fizesse o papel, foi um comentário descontraído que fez as fãs de Giane suspirarem.

Giane autografo

Para finalizar o evento, cada um deu sua mensagem especial ao público. Fiuza afirmou “É uma alegria enorme ver esta turma toda aqui. É maravilhoso ter o Giane ao vivo Leiam o livro, a história do Giane vocês vão se apaixonar ainda mais por ele.” E a mensagem de Giane foi de agradecimento “Eu sempre agradeço o carinho das pessoas. Todo este amor que me é oferecido. Eu busco sempre retribuir. E chamo todo mundo a ser generoso, é tão bom ter um olhar carinhoso das pessoas. Eu tento trazer isto para o meu dia-a-dia”.

Giane e Fiuza 2Parece que Giane realmente consegue trazer este carinho, o otimismo constante e a vontade de viver. Acredito que a parceria entre os dois foi perfeita, um escritor que já provou em outras obras a sua capacidade e ganhou seu espaço na mídia. Quem não conhece o filme “Meu nome não é Johnny”? Foi baseado no livro deste jornalista. Ele também teve a oportunidade de escrever “Bussunda – A vida do casseta”. Fiuza, é colunista da Revista Época, com textos criativos, transmite sua opinião em cada palavra escrita. Especialista em política brasileira faz grandes comentários. E parabéns pela coragem de Giane de abrir a sua vida como um livro, literalmente. Tratou de temas complicados, é como se ele tivesse ficado sem roupas.

Fiuza 2

Parabéns pelo trabalho de ambos, pois é um livro que traz muitos ensinamentos e nos mostra a parte humana de um trabalho reconhecido mundialmente. Agora quem tiver a curiosidade é só adquirir o livro na loja mais perto ou até mesmo pela internet. Hoje a facilidade é imensa para quem busca mais informações. Além disso, toda a renda adquirida com as vendas, Gianecchini utilizará para fundar uma instituição para cuidar de crianças e idosos no interior. Agora, a desfrutar de uma boa leitura.

Autografo

Autógrafo do Fiuza e do Gianecchini

Texto e fotos: Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112/PR

17 Respostas

  1. Maravilhoso texto Anaísa! Faz a gente querer de fato ler o livro. E ele, Giane, me pareceu estar bem a vontade com as pessoas a sua volta e bem alegre. Tomara que o livro sirva de conforto para quem tem essa doença, que infelizmente em muitos casos já não tem cura. Parabéns! Vc se transformou numa jornalista linda. Bjs. Zecleide.

    1. Obrigada Zecleide pelo carinho. Fico muito feliz que tenha gostado do texto e o intuito foi incentivá-los a ler este livro. Não é um autoajuda, mas com certeza traz muitos ensinamentos de uma pessoa que lutou por um sonho e depois lutou para viver. E a forma de escrita é leve, atrativa, imagine eu terminei o livro quase no mesmo dia. Eu realmente espero que goste. Beijos.

  2. Vou ler o livro com certeza. Ainda mais depois de seus comentários. Ele, Giane, me parece ser boa gente e merece contar sua história. Sou um pouco suspeita, porque gosto muito dele, independente de sua fama. Fico feliz com o trabalho que você vem desenvolvendo. Almejo sempre muito sucesso para sua carreira. Bjs.

    1. Eles são bem simpáticos e queridos. Realmente Giane evoluiu muito em suas atuações, em sua carreira, enquanto estiver lendo o livro vai perceber o quanto ele se esforçou para chegar onde está atualmente. Obrigada pela mensagem e pouco a pouco vou conquistando meu espaço, com muito esforço sempre e ao lado de amigos, familiares e leitores. Beijos.

  3. Gostei do texto, parece bem bom o livro. Qualquer hora vou comprar pra conferir se é tudo isso mesmo hehe Beijos e nao esqueça da minha trilogia do os homens q nao amavam as mulheres, qualquer hora faça que quero ler.

    1. Espero que goste do livro. Mas realmente vai de cada um, depois me conte o que achou. Não esquecerei, vou ler e assistir os filmes, farei um texto especial. 😀

  4. Olá Ana

    Bom trabalho é sempre bacana sabermos que temos opções de boas leituras. Realmente o livro em questão deve ser uma lição de vida e principalmente uma lição de luta pela vida.

    1. Olá Amanda. Sempre é bom termos opções para a leitura. E o livro não é uma biografia com vários detalhes da vida de Giane, ainda mais porque daria margem a fofocas, porém mostra a trajetória dele como ator e a luta contra o câncer. Eu o li quase em uma tarde, imagine. Minha mãe também gostou. Às vezes as pessoas procuram o livro para ler mais sobre o momento em que ele passou lutando contra a doença, mas tampouco este é o foco. Obrigada pela sua opinião e por sempre ler meus textos.

  5. Anaisa olá!
    Parabens!!! Pelo site, informações e acima de tudo responsabilidade com que descreve essa matéria, isso é JORNALISMO. Suas informações são tão abrangentes que nos transportam a leitura e a curiosidade a conhecer mais sobre o assunto.
    Muito SUCESSO para voce!!

    1. Olá Walse…

      Muito obrigada pelas lindas palavras. Fico feliz que você e outros leitores gostem dos meus textos. E o que mais quero é passar informações corretas e abrangentes para que o leitor do blog tenha opções de livros e filmes nas horas vagas. Estas duas artes vem conquistando mais o público a cada dia. Obrigada pelos votos de sucesso e desejo tudo de bom para você. 😀

  6. Parabéns pela matéria Anaisa! Sei das dificuldades e obstáculos encontrados naquele dia, nem por isso vc se abateu ou desanimou para praticar aquilo que vc mais gosta, provou ser uma grande profissional e guerreira! Sou admirador do seu trabalho!

    1. Obrigada Rogério, vindo de você um elogio destes me deixa muito contente. Não posso desanimar não, meus leitores merecem os melhores textos, e também é difícil desanimar quando você é completamente apaixonada pelo que faz, certo? Saiba que também admiro o seu trabalho e desejo muito SUCESSO sempre. Obrigada pela força.

  7. Parabéns pela matéria Anaisa! Sei das dificuldades e obstáculos encontrados naquele dia, nem por isso vc se abateu ou desanimou, mostrando ser uma grande profissional e guerreira. Sou admirador do seu trabalho!

  8. Ana, adorei a matéria! Sempre fui fã do Giane e passei admirá-lo muito mais com a demonstração de força, perseverança e fé que ele nos transmitiu. Com certeza irei ler o livro, especialmente depois de tomar conhecimento que a sua renda será revertida para um fim tão digno.

    1. Fico feliz que gostou da matéria. Foi complicado no dia, mas valeu a pena. É um livro bem interessante, como disse anteriormente não é um autoajuda, mas mostra na prática o que ele passou para subir na carreira e depois a luta contra o câncer. Depois vou querer sua opinião.

  9. Genial! Espero que continue sempre assim essa grande jornalista. Que belíssimo resumo de uma história tão fantástica. Saiba que sempre é um grande prazer e um grande privilégio está te apoiando. Parabéns! E muito sucesso…

    1. Muito obrigada Isaac. Fico feliz que tenha gostado e eu sempre tento trazer o melhor para os meus leitores. Obrigada pelo apoio e sucesso a você também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: