Qual foi o maior ganhador do Oscar de 2009?

PerguntaSabe a resposta destes dois questionamentos? Um filme que mostra um programa de perguntas elaboradas e sem a possibilidade de errar para não perder a única chance de ser um milionário. Muitos sonham com esta oportunidade, mas poucos conseguem alcançá-la. Apesar disso tudo, a pergunta principal de todo o programa televisivo é: Como ele conseguiu? Como um rapaz sem estudos conseguiu acertar as perguntas? capaNinguém que tinha passado por ali chegou tão longe. Esta resposta o público só terá durante o filme. “Quem quer ser um milionário”, ganhador de 8 Oscars, dirigido por Danny Boyle conquistou o mundo com sua brilhante história. Uma história adaptada, que apesar de não ter lido o livro, é fascinante pensar em como foi escrito a obra e o responsável por isto é indiano Vikas Swarup. No início você não entende o fascínio de todos por este longa-metragem, mas a curiosidade fica mais forte e a vontade de assistí-lo cresce a cada dia.

A história pode ser simples, contar a vida de Jamal K. Malik (Dev Patel) um jovem que trabalha como assistente de telemarketing, para não falar que serve chá nesta empresa, e de suas dificuldades para conseguir alcançar seu maior objetivo. Descreve a infância difícil, tendo que fugir da miséria e violência diariamente. Um dia qualquer ele resolve se inscrever no popular programa de TV “Quem quer ser um milionário?”, mas qual foi o real motivo para esta inscrição? Um cara que nunca se interessou em ser milionário, apenas sobreviver em seus obstáculos.

Cena filmeNão tem como não se fascinar por esta história, o roteiro pode ser simples, mas eles conseguem montá-lo de uma maneira complexa e que prende a atenção do público. É maravilhoso. Você só pensa em terminar de assistí-lo. O filme começa pelo final, em que Jamal é interrogado para saber como ele trapaceou. A cada pergunta que o homem faz, ele responde com uma explicação de sua vida, em que momento ele descobriu esta resposta e da pior forma possível. Durante a história que Jamal conta passa pela vivência ao lado de seu irmão e um amor platônico por uma menina que apareceu em sua vida enquanto criança. O sonho de tê-la ao seu lado de forma tranquila. E a virada na história de seu irmão, em momentos em que seu caráter parecia duvidoso.

OscarUma co-produção estadunidense e inglesa, gastaram em torno de US$ 15 milhões, uma produção boa e simples, arrecadando mais de US$ 360 milhões. Além de ganharem grandes prêmios, dentre eles 8 Oscars, isto mesmo, como melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado (Simon Beaufoy), melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor canção original “Jai Ho”, melhor som e melhor edição. 4 premiações no globo de ouro e 7 no Bafta nas mesmas categorias tirando melhor canção original, também ganhou outros prêmios e participou de festivais. Beaufoy conseguiu produzir um grande roteiro, não sei em relação a adaptação porque teria que ler o livro, quando tiver um tempo o farei, mas o filme foi muito bem contado.

Quem-quer-ser-um-milionárioEu lembro quando a minha professora de cinema comentava sobre o filme na época e até então não entendia porque todos falavam o quanto era bom, mas este tipo de coisa você tem que assistir e depois tirar suas próprias conclusões. Eu confesso que já o assisti algumas vezes e me encanta cada vez mais a produção como um todo. Um filme que ganhou tantos prêmios deve ser por algum motivo, não acham? Deixarei o trailer abaixo para terem vontade de assistir o filme e descobrirem o porquê de ele querer ser um milionário e como ele conseguiu chegar até ali.

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

Anúncios

2 Respostas

  1. Adorei a matéria……principalmente a abertura….parabens
    Circe

    1. Obrigada. Que bom que gostou, tentei entrar um pouco na história do filme. Vale a pena assistir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: