O sucesso do espetacular herói nas telonas

CartazNovo ator, novo diretor, uma nova namorada, um novo vilão, uma nova franquia. A palavra novo pode descrever o filme “O espetacular Homem-Aranha” que estreou no dia 06 de julho de 2012. Achei estranho por surgir uma nova franquia, já que a anterior foi produzida entre 2002-2007, dirigida por Sam Raimi e protagonizada por Tobey Maguire. Só que em 2010, nenhum dos dois aceitou fazer a continuação da franquia, então foi decidido recomeçá-la. Confesso que foi uma decisão acertada, porque se tivesse sido uma continuação teria odiado, não sou a favor de fazer uma sequência com outros atores nos personagens, porque perde a identidade e o contato conquistado com o público.

Apesar das críticas negativas de alguns, eu gostei. Teve alguns detalhes no roteiro que ficaram forçados, porque ele dependeu de algumas coincidências de situações entre os personagens, encontros e desencontros, mas foi um bom filme. O grande problema de aceitação por O-Espetacular-Homem-Aranha-1parte do público é não separar da franquia anterior. Todos sabem que o último filme com Maguire foi péssimo. Falhas enormes no roteiro, os personagens se perderam no enredo, a história não cativou os fãs. A verdade é que fazer uma sequência de filmes é muito difícil. Porque manter o padrão anterior se torna uma obrigação quase impossível de lograr.

Em “O espetacular Homem-Aranha” traz o jovem Andrew Garfield como Peter Parker, que interpretou anteriormente Eduardo Saverin em “A rede social”. Como Parker, ele conseguiu transformá-lo em moderno, desastrado, corajoso, inteligente e curioso. O ator de 28 anos sofreu para transformar-se em um garoto de 17. Mas confesso que nem acreditei quando soube de sua idade real. Agora o essencial é saber separar as duas sequências, sem esperar que tenha uma ligação entre elas, desde história até personagens principais.

Stacy e ParkerA mesma coisa acontece com o novo par romântico, porque a tão famosa personagem Mary Jane não aparece, focando no primeiro amor de Peter: Gwen Stacy. Na verdade este amor nos quadrinhos foi tão intenso quanto o de MJ e os fãs se decepcionaram quando a trilogia anterior a personagem apareceu só no terceiro filme. No atual ela é interpretada pela atriz Emma Stone que estava acostumada a aparecer em filmes de comédias como “A casa da coelhinha” e “A mentira”. Pois é, pulou destes filmes de comédia para um filme de ficção e tendo uma responsabilidade enorme para com os fãs da saga. A química entre eles deu tão certo que engataram um namoro na vida real.

Mesmo sem comparar muito as duas produções do Homem-Aranha, este filme não é recheado de ação e rivalidade como no anterior entre o mocinho e vilão, que fica em segundo plano. Assim, a história foca mais nos dramas pessoais e em como ele se tornou herói que todos conhecemos.

Cena Homem-aranhaO enredo principal é sobre Parker que foi abandonado pelos pais aos cuidados do tio Bem (Martin Sheen) e tia May (Sally Field). Num dia qualquer, o rapaz encontra uma maleta de seu pai, levando-o a informações antes desconhecidas. Isto o faz conhecer o antigo amigo da família o Dr Curt (Rhys Ifans), que trabalha na Oscorp, mais tarde vira o vilão Lagarto e também surgindo os poderes de Parker ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada. O herói é apaixonado pela Gwen Stacy filha do capitão da Polícia que por coincidência odeia o Homem-Aranha. Esta é a base da história.

20570721

Foto da gravação do segundo filme

O filme é dirigido por Marc Webb e é a primeira vez que faz um longa-metragem de alto orçamento, em média foi gasto US$ 230 milhões, mas a arrecadação também não foi nada mal,  mais de US$ 750 milhões. Webb ficou famoso pelo filme 500 dias com ela, uma comédia romântica independente. Para quem não tinha experiência de grandes produções, ele se saiu muito bem, ao contrário de Catherine Hardwicke, que dirigiu crepúsculo e se notava o tanto que a produção era amadora, mas também teve um orçamento muito menor.

E você? O que achou do filme? Se ainda não o assistiu, aproveite para ir à locadora mais perto de sua casa. Tem todo tipo de opiniões, seja daquelas que amaram, outros odiaram e tem os indecisos também. Dê sua opinião sobre o assunto. A sequência do filme está prevista para 2 de maio de 2014, então ainda tem tempo para assistir o primeiro longa-metragem.

Este é o primeiro texto para relembrar grandes heróis representados nas telonas, fiquem ligados, porque o próximo será sobre o filme de Thor, que lançará sua continuação este ano.

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

Anúncios

4 Respostas

  1. Acho que o problema do filme foi uma “sequencia” muito rápida da trilogia anterior, principalmente por ter mudado os atores. Veja as várias sequencias do Batman, sempre mudando os atores, a impressão que a gente tem, é que o filme perde a identidade. Não assisti, mas quem foi assistir criticou bastante. Bj

    1. Mas este é o problema, o pessoal trata este filme como uma sequência da saga anterior feita por Tobey Maguire… Mas não é… simplesmente é uma nova série de filmes do herói, o que achei mais inteligente que fazer uma continuação com novos atores. A trilogia do Batman atual não tem nada ver com o antigo e a mesma coisa este novo filme, não tem nada a ver com o anterior. E acaba sendo mais fiel em algumas partes, porque o primeiro amor de Peter foi Gwen e não Mary Jane, por exemplo. E assim vai as diferenças. Além disso, este parece um filme mais juvenil, ao contrário do anterior, que era mais jovem adulto. Mas quando assistir o filme, tem que ter uma noção de que é uma nova trilogia. Este tem críticas boas e ruins, está bem eclética as opiniões… Obrigada pelo seu comentário… 😀 Beijos.

  2. Muito bem explicado Anaísa. Gostaria de ter tempo para assistir todos os filmes e ler todos os livros que você faz o comentário, pois é de ficar com água na boca pela maneira que você aborda os assuntos. Bjs

    1. É complicado separar as duas trilogias, mas o interessante é mostrar outros personagens nesta nova, porque se não será inevitável uma comparação. Fico feliz que tenha vontade de ler todos os livros e assistir todos os filmes. Eu confesso que gostaria de ter mais tempo para ler e assistir muito mais. Mas não dá…. Obrigada pelo comentário. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: