Um casal ao avesso

230px-Pôster_Se_Eu_Fosse_VocêAté as pessoas mais apaixonadas brigam em algum momento por não concordarem com a opinião do (a) parceiro (a). Todos acreditam que estão certos e que fazem muito para que a relação seja boa, fora aqueles momentos que você acredita que a vida do outro é mais simples e daria tudo para trocar de lugar. Aquele pequeno pensamento de instantes “Ai, se eu fosse você” pode não significar nada, mas para Cláudio e Helena esta frase vira uma mudança radical na vida dos dois. A comédia brasileira “Se eu fosse você”, dirigida por Daniel Filho, conquistou o público nacional, sendo a maior bilheteria de 2006.

O enredo se passa com o Cláudio, interpretado por Tony Ramos, diga-se de passagem uma grande atuação, e Glória Pires, como sua mulher Helena. Ele é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, enquanto ela é uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles começam a brigar muito, até que um dia a briga saí do controle. Com isto, algo inexplicável acontece, eles Claudio e Helenatrocam de corpos. Imagine você, mulher, num corpo de homem e vice-versa. A confusão que isto acarreta na vida dos dois é imensurável. Claro que ambos ficam apavorados, o pior é tentar aparentar uma normalidade até que tudo seja resolvido. Mas antes que o melhor aconteça, eles terão que assumir por completo a vida do outro.

Com muitas cenas engraçadas, eles passam por diversas situações que nunca se imaginariam vivenciar. Como Cláudio no corpo de Helena colocaria um ob se ele nunca usou? Para isto Helena, no corpo de Cláudio, teria que explicar a ele como fazê-lo. E como ela iria ao banheiro sendo homem? Nossa, que confusão, isto dá até um nó na cabeça, Cláudio-Helena, Helena-Cláudio, Helena-Helena e Cláudio-Cláudio, difícil de acompanhar. E com esta confusão a comédia está formada.

Apesar de muitos filmes retratarem temas parecidos, eles se superam com suas atuações. Fez tanto sucesso, que conseguiu uma continuação, que foi lançada em 2009, ultrapassando o recorde de bilheteria anterior, mas ficando na 8ª posição entre os filmes nacionais do ano.

Cena filme 1A atriz Lara Rodrigues, interpretou Bia, a filha do casal no primeiro filme, ela que atuou anteriormente como Narizinho do Sitio do Pica-pau amarelo. Na continuação, o papel ficou pelas mãos de Isabella Drummond, que era a Emilia no programa infantil. Ela que vem conquistando seu espaço na televisão brasileira, teve a oportunidade de trabalhar com grandes atores.
Personalidades muitos conhecidas passaram por esta franquia como Thiago Lacerda, Ary Fontoura, Dennis Carvalho, Jorge Fernando, Patrícia Pillar, Lavínia Vlasak, Danielle Winits, Maria Luiza Mendonça, Cassio Gabus Mendes e os grandes atores e infelizmente, já falecidos Chico Anysio e Marcos Paulo.

se-eu-fosse-voce-2-02No segundo filme, o casal está prestes a se separar, e Helena pede ajuda ao seu primo advogado, interpretado por Marcos Paulo. Quando o casal de junta, logo vem uma briga e tudo muda de novo. Será que um raio pode cair no mesmo lugar pela segunda vez? Pelo jeito sim, eles não aprenderam por completo na primeira oportunidade que resolveram dar uma segunda chance ao casal tão querido. Além desta troca, eles precisam lidar com a gravidez indesajável de sua filha com o namorado, tendo que se unir aos pais do rapaz. Um pequeno detalhe: eles já estão com os corpos trocados. Imagine a confusão que isto dá.

O filme é uma comédia light para toda a família, um casal que cassiogabusmendes-seeufosseconquistou o seu espaço nos cinemas, com diversas situações engraçadas. A cena no segundo filme do Cláudio jogando futebol como se fosse uma mulher foi muito cômica. Mesmo com estas cenas, o longa-metragem mostra as muitas brigas de casal que o público mesmo se identifica. O interessante é levar às telonas os problemas de casais e como são resolvidos de uma maneira nada convencional.

Agora fiquem atentos porque terá um terceiro filme, ao que tudo indica, eles voltarão a ser crianças, mas ainda não divulgaram muito sobre o assunto. Como sempre digo é complicado manter a qualidade com tantas sequências. Espero que consigam, porque o próprio segundo teve uma decaída, apesar dos diálogos engraçados, não foi o suficiente para manter a qualidade do filme. Porém, volto a enfatizar que a atuação dos dois já vale a pena assisti-los, em principal Ramos que melhora a cada produção.
Deixo abaixo o trailer do primeiro filme:

Trailer do segundo filme:

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

Anúncios

3 Respostas

  1. Suas considerações e comentários foram tão fieis aos filmes que senti vontade de assisti-los novamente….alias e um programa que gostaria de repetir com toda a família.

    1. Obrigada pelo comentário e com certeza vale a pena repetir. Um filme muito bom para descontrair.

  2. A crítica sobre filmes brasileiros vem crescendo a cada dia positivamente, o que não se ouvia antigamente. Você escreveu muito bem sobre essa comédia com Tony Ramos e Glória Pires, dois excelentes atores. Que bom que terá uma continuidade. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: