A espera de um retorno

Cartaz Superman o retornoÉ um pássaro? É um avião? Não, é um homem com uma roupa azul e capa vermelha voando. O grande super-herói está de volta em uma nova aventura. Muitos adoram a história do Superman que continua a conquistar fãs por todo o mundo, seja por meio de filmes antigos, séries de televisão ou desenho, tem para todos os gostos. E como este fim de semana estreará uma aventura produzida por Christopher Nolan, o diretor da trilogia mais recente de Batman, resolvi comentar sobre o filme anterior deste herói. O último lançado foi em 2006, até parece que foi ontem.

A história conta sobre um tempo que o super-herói estava (Brandon Routh), desaparecido e retorna ao planeta que tanto ama. Porém a volta é complicada, porque Metrópolis está muito mudada e já tinha se acostumado sem ele. E sua grande paixão, a jornalista Lois Lane (Kate Bosworth) tinha seguido sua vida. Além da adaptação na cidade, ele também terá que enfrentar seu grande inimigo, Lex Luthor (Kevin Spacey).

christopher-reeve-

Christopher Reeve

Apesar do grande diretor, Bryan Singer, o filme deixou a desejar e muito. Começando pela história desenvolvida. A essência do personagem não foi passada a este filme. Também, seria difícil o próprio ator interpretá-lo depois de Christopher Reeve nos primeiros filmes do herói e Dean Cain na série de televisão “Lois e Clark – As novas aventuras de Superman”. As atuações, inclusive de Bosworth não convenceram, porque a Lois Lane é a sempre parceira de Clark Kent, a sintonia entre eles acabou não acontecendo, o que é essencial para esta história.

O filme não andava num ritmo bom, era muito parado e de repente tudo acontecia. Não souberam equilibrar as informações e as cenas de ação, apesar que foram poucas. Num filme deste é necessário contar uma história juntamente com cenas extraordinárias do herói em ação. Isto faltou bastante no roteiro. Apesar de os efeitos serem bons não quer dizer que supririam a necessidade de um bom roteiro. Parecia que não tinha bem definido um objetivo, os personagens da história, a linha de tensão e os pontos de giro, porque sem isto é só mais um enredo. Entretanto, confesso que já li muitas críticas positivas em relação ao longa-metragem, mas achei muito cansativo o filme e não me convenceu com a história e atuações.

Cena se supermanSinger, diretor do filme, produtor e roteirista, foi o mesmo responsável pelos filmes de sucesso X-men 1 e 2. Sempre é bom retratar este super-herói, mas mesmo com um orçamento enorme de US$ 209 milhões, ele arrecadou apenas US$ 390 milhões. Para este tipo de filme, em que outros de herói gastaram menos e ganharam mais, mostra a falta de receptividade do público.

O filme demorou 10 anos para sair do papel e passaram 4 diretores para transformarem este personagem em realidade. Tim Burton, Brett Ratner, Michael Bay e Robert Rodriguez, até finalmente a Warner se decidir por Singer e o filme sair para as telonas. A escolha se deu depois de verem o tom sombrio que Nolan criou em  “Batman Begins” e a produtora queria o mesmo com “Superman: o retorno”. E por Singer ser um diretor de sucesso, acreditavam que ele conseguiria o mesmo estilo com o novo filme. Além destes problemas com diretores, muitos atores foram cotados para viverem o herói.

O homem de açoMuitas indecisões, incertezas, provocaram uma insegurança no longa-metragem, com um roteiro bem mais ou menos, Tanto que as únicas indicações a prêmios que o filme recebeu foi o Oscar e ao BAFTA de Melhores Efeitos Especiais e ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante (Kate Bosworth).

Porém, mesmo com este fracasso no último filme, resolveram fazer uma nova história, porque a anterior não foi dada sequência pela baixa receptividade do filme. No novo o público também está com uma grande expectativa e o melhor de tudo é a produção por parte de Nolan, o responsável pela trilogia de Batman. Realmente ele se superou na última trilogia e conquistou o público, não teve para ninguém. Escolheu a dedo os atores para interpretarem os personagens conhecidos, dirigiu de maneira extraordinária e trouxe um novo tom aos filmes do homem morcego. Não tem como não esperar grande coisa desta nova produção. O diretor responsável por este longa-metragem é Zack Snyder.

Deixo abaixo o trailer do “Superman: O retorno”:

E para quem ainda não viu o trailer do novo filme, coloco a disposição também “O Homem de Aço”:

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

2 Respostas

  1. Amo todos os filmes do Superman, seja os antigos ou os novos. Gosto de pensar que sempre traz a justiça independente de ser apenas ficção. Parabéns por ter lembrado do Christopher Reeve, que se foi tão cedo. Bjs

    1. Eu gosto bastante deste personagem também. E não tinha como falar de Superman sem citar Christopher Reeve. Eu fiquei decepcionada com este filme, mas acredito que o novo promete ser bom. Estou bem curiosa. Obrigada pelo comentário. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: