Ser humano ou Kryptoniano?

CartazUm bebê que viajou pelo universo que se tornou um homem em outro planeta, que cresceu e adquiriu novas crenças e objetivos. Uma pessoa apaixonada pelos seres humanos e capaz de salvá-los de seu próprio povo. Esta história é conhecida por décadas, o carisma do herói e a quase invencibilidade volta às grandes telonas. “O Homem de Aço”, conhecido como Superman, vem pelas mãos de Zack Snyder, mesmo diretor de “300” e sua continuação a ser lançada em 2014.

Depois de um enredo mal contado no caso de “Superman: O retorno” e de atores que não convenceram em seus respectivos papéis, Henry Cavill assume esta responsabilidade e supera expectativas no novo filme. Com poucas semanas de estreia já arrecadou US$ 553 milhões ultrapassando o último filme.

Quem não conhece a história do herói de aço? Quase invencível, nascido no planeta Krypton, Kal-El, nosso super-herói é enviado à Terra antes de seu planeta ser destruído. Seu pai, interpretado por Russel Crowe, tenta impedir que o General Zod (Michael Cena 3Shannon) domine Krypton. Enquanto isto, envia seu filho a uma viagem ao espaço com esperança de salvar seu povo no futuro. O bebê acaba encontrando o conforto nos pais adotivos da Terra, Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), passando a se chamar Clark.

A maneira de construção do novo roteiro é diferente, utilizando muitas elipses e flashbacks para demonstrar o surgimento do grande herói. Com excelentes cenas de ação, efeitos especiais, edição e roteiro se conta uma história de 75 anos, mesclando o passado do personagem com o presente e como ele descobre seus poderes. Além disso, mostrará o dilema de Clark em não usar seus poderes para salvar as pessoas, para que ninguém descubra quem ele é. Já adulto, ele terá que enfrentar o grande inimigo de seu pai e escolher entre seu povo de sangue ou de coração. Quem ele escolherá e por quê?

Cena 1

O momento da verdade se aproxima e a população terrestre conhecerá o maior herói que já existiu e que nunca souberam. A lenda se forma e uma história antiga com novo enredo é contada. É muito difícil superar grandes atores nestes papéis, como Christopher Reeves, Marlon Brandon, Margot Kidder, Dean Cain e Teri Hatchner, dentre outros que passaram por personagens conhecidos, mas posso dizer que Cavill se saiu muito bem no papel, fazendo seu próprio herói e tentando não se apegar aos anteriores na hora de interpretá-lo. Ele que fez o papel Albert Mondego, aos 19 anos, no filme “O Conde de Monte Cristo”, de 2002, agora assumiu esta responsabilidade para com os fãs do herói. Eu só senti falta de aparecer mais como Clark Kent, o jornalista. Sempre gostei dele no “Planeta Diário”.

Cavill e AdamsAmy Adams também se destacou como Lois Lane, uma grande responsabilidade depois de Hatchner que conquistou o público ao lado de Cain. A dupla teve uma química que se transmitia nas cenas da série “Lois & Clark: As novas aventuras do Superman”. Adams que interpretava personagens de comédia romântica ou musical, no caso de “Encantada”, filme da Disney, conseguiu incorporar muito bem a namorada de Clark e acredito que no próximo filme os atores estarão mais familiarizados com os personagens, melhorando ainda mais. Só é uma pena pela personagem Lane em alguns momentos estar meio perdida, porque o que se percebe é que Superman era o centro de toda a história, e em alguns momentos tentam colocar Lane ao lado dele e construir uma relação afetiva. Mas nem sempre funciona. Claro que ambos foram muito competentes e fizeram bem seus papéis, mas o personagem em alguns momentos se perdeu.

Cena 2O longa-metragem atrai todos os gostos, aqueles que procuram ação e outros que preferem um bom roteiro. Como comentei anteriormente, o filme enfatiza a história do herói e como ele descobriu seus poderes até tornar-se Superman. O roteiro acaba sendo muito explicativo e busca também o público que não era fã ainda, em mais de 2 horas, conta o surgimento desta lenda. Com certeza, os próximos filmes prometem muito. O produtor desta nova sequência é Christopher Nolan, o diretor da trilogia de Batman, que ao lado de David S. Goyer criaram a ideia original do filme e fizeram o roteiro. Pelo resultado obtido e por ser a segunda maior bilheteria de estreia dos USA, a previsão para o próximo filme será em 2014.

Cena 4

Algumas mudanças foram feitas para tornar o longa mais atual, como o caso da roupa que tinha que ser mais moderna, porém que o público se identificasse a tradicional roupa do herói. Ao contrário de antes, não possui a cueca vermelha, mas percebemos que nem faz falta. Realmente os escritores e responsáveis pelo filme buscaram contar uma história antiga na época atual, modernizando-o. Entretanto, não fizeram como no caso do último, que se esqueceram da essência dos personagens e da história a ser contada. Sendo muito fraca a produção, dependendo apenas dos efeitos, nem os atores o salvaram.

Deixo abaixo o trailer do novo filme para darem uma conferida e recomendo o assistirem nas telonas:

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

Anúncios

2 Respostas

  1. Oi Ana! Fazia tempo que não aparecia por aqui, né?
    Então, o filme realmente é ótimo. Principalmente por mostrar a história sob um lado mais obscuro, sem o romantismo exagerado dos filmes dos anos 70 e 80 com Christopher Reeve, nem com o fracasso que foi “Superman – O Retorno”.
    Só senti um pouco de falta de ouvir aquela famosa música de introdução, o único momento que curti em “Superman – O Retorno”. Só de ouvir os primeiros acordes dela me arrepio de lembrar…rsrsrsrs
    Mais uma vez parabéns pela resenha.
    Beijos

    1. Realmente fazia um bom tempo que não aparecia. Sentia falta de suas análises e comentários. Concordo plenamente e senti falta da música, mas agora que se formou o herói quem sabe no próximo filme. Eu gostei bastante deste e acho que a sequência tem tudo para ser boa. Vamos esperar.
      Obrigada. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: