Um destino sangrento

Em chamas cartaz 3O que será do nosso futuro? Como estará a sociedade e o mundo? Difícil saber as respostas para estas perguntas. Mas agora imaginem um futuro distante em que os jovens serão obrigados a matarem uns aos outros para obterem comida extra. Um divertimento de alguns e o medo de outros. Hoje a moda é Big Brother, mas e se criasse um programa parecido e com muito sangue envolvido na história. O objetivo: entreter os ricos e marcar presença para que não aconteça uma revolução. É matar ou morrer, porque apenas um sobreviverá, basta saber quem será o felizardo.

Em busca de salvar a própria vida, os jovens matarão qualquer um para conseguir os beneficios da vitória. Suzanne Collins criou um jogo em que o importante é matar e não fazer amigos, porque quando menos espera, ele pode se virar contra você. Não é recomendável confiar em ninguém e precisa utilizar as “amizades” para acabar com os outros competidores. Até certo ponto, isto será uma vantagem, depois, apenas escolherá o momento certo para eliminar seu companheiro. Cena jogos vorazesUm futuro distante em que boa parte da população é controlada por um regime totalitário e que é relembrado no evento anual e mortal entre os 12 distritos. Em cada um é sorteado um rapaz e uma moça para o representarem e é neste sorteio que Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece para salvar a sua irmã caçula. Um ato de amor que mudaria o destino da sociedade atual. O jovem que a acompanhará nesta disputa será Peeta Melark (Josh Hutcherson) e só um deles sobreviverá. Enquanto ela aprenderá a ser mais simpática e sociável para conquistar o público, Peeta precisará utilizar suas habilidades para se defender.

Uma trilogia que conquistou os fãs jovens na literatura e no cinema, sendo o filme mais caro, até então, produzido pela Lionsgate, US$ 78 milhões. Porém, a arrecadação também foi bem generosa ultrapassando a marca de US$ 690 milhões. A continuação está prevista para 15 de novembro

Trilogia Jogos Vorazes

deste ano e o Brasil terá a honra de ser o primeiro país a exibir o longa-metragem. Para quem leu a trilogia, já sabe o final da saga e vai querer conferi-la nas telonas.

O livro é uma história interessante por retratar temas conhecidos como a guerra, o autoritarismo, além de trazer a tona os piores sentimentos das pessoas. Agora a pergunta crucial: até que ponto você chegaria para sobreviver? Uma guerra sem fim, em que os jovens são obrigados a participar. Com uma boa produção e história, nos prende do início ao fim. E parece que o estúdio está se especializando em adaptações de livros, o que é um objetivo bem ambicioso e complicado.

Em chamas_cena

Os personagens despertam em nós sentimentos de alegria, raiva, medo e incertezas. Conquistam-nos a cada palavra escrita e a ambiguidade deles fica explícita no decorrer da história. A essência do enredo se passa às telonas em que a grande produção e direção artística dão vida às

Em chamas 3

palavras de Collins.

No final deixa a curiosidade de o que vai acontecer, porque no momento que Katniss entrou no jogo, tudo estava predestinado a mudar. Mas será que os criadores dos jogos permitirão isto?

A adaptação do filme surpreende positivamente. E as escolhas para interpretação dos personagens principais foram sensacionais. Jennifer Lawrence, ganhadora do Oscar como melhor atriz em “O lado bom da vida”, voltará a viver a guerreira Katniss. A nova queridinha do cinema interpretará a adolescente que fará tudo para proteger seus amigos e sua família. Ela vem se destacando como atriz e conquistando seu espaço em Hollywood.

Hutcherson, que interpreta Peeta, com seu personagem carismático, deixa o público na dúvida de suas reais intenções em relação à Kat. O que ele Cena em chamasrealmente quer? Além deste ator, Liam Hemsworth, é o melhor amigo dela, Gale Hawthorne. Um triângulo amoroso se forma e a dúvida fica: quem conquistará o coração da jovem e levará o grande prêmio?

O elenco possui jovens atores que conquistam o mundo com seus personagens confusos, entretanto não são os únicos no elenco a se destacarem. Woddy Harrelson traz seu personagem à vida de forma grandiosa, irônica e curiosa. Ele, que participou do excelente filme “Truque de mestre” lançado este ano, fará parte da equipe nesta continuação como Haymitch. Donald Sutherlando, ator canadense, interpreta de forma brilhante e cruel o presidente Snow. Assim mistura a experiência Em chamas 2com novidade para trazer riqueza ao filme.

Com certeza grandes atuações, mas não podemos deixar de comentar a direção do filme. Muitos foram os cotados para dirigi-lo, mas no final ficou com Gary Ross (Alma de Herói) que infelizmente não continuará responsável pelas sequências. Francis Lawrence, que possui poucos filmes em sua carreira, tendo na lista como “Constantine”, com Keanu Reeves e “Eu sou a lenda”, com Will Smith, continuará a transformar as palavras de Collins em filme.

A direção de arte e fotografia também fizeram um excelente trabalho. As vestimentas esquisitas e a maquiagem nos fazem adentrar nestes jogos sangrentos. O quanto as pessoas são superficiais que só precisam ver a matança e rir das dificuldades alheia.

Jogos Vorazes desenho

Desenho: Lin Cristina

E o que esperar do segundo filme? Tem tudo para ser melhor, ao menos pela leitura deliciosa, podemos pensar desta maneira.

Neste enredo acontece uma reviravolta. Quando todos pensavam que estavam vivos e livres, após enfrentarem os Jogos Vorazes, os criadores inventam um especial, selecionando os vencedores de cada distrito. Uma jovem e um rapaz serão escolhidos para representarem sua cidade. E agora? Quem vai participar do distrito 12? Katniss, Peeta ou Haymitch? E só de imaginar que voltarão aos jogos sangrentos, os pesadelos retornam. Um filme que promete muita tensão, romance, confusão e o sonho de uma liberdade.

Apesar de os dois primeiros livros serem capazes de nos prender do início ao fim, o terceiro, deixou a desejar, com muitos pontos negativos. Claro que não poderei entrar tanto em detalhes para não estragar a surpresa. Porém, o principal ponto é a enrolação ao contar a história, apesar de retratar uma guerra prestes a acontecer, algumas ideias ficaram perdidas ao não serem desenvolvidas tão bem. Muitas informações e acontecimentos sem seguir uma linha de raciocínio. E tem outro ponto que não gostei, entretanto, não poderei contar, senão seria spoiler. A solução é lê-lo ou esperá-lo estrear nos cinemas.

Aposto que muitos estão curiosos para descobrir o que acontecerá. Calma que novembro já chegará. Enquanto isto, deixo o trailer do segundo filme para acompanharem.

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112 / PR

Agradecimento: Lin Cristina

Anúncios

Uma resposta

  1. […] produções e efeitos visuais. Apesar de já ter sido bom, ele consegue ficar melhor. Baseado na trilogia de sucesso, a responsabilidade por parte da Lionsgate é enorme. Este estúdio parece especialista […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: