Blog

 

 

 

 

Um mundo repleto de magia

A cada palavra, um significado. A cada frase, uma imagem. A cada nome, uma explicação. A cada ponto, um sentido. Muitos não conhecem a magia e o poder que as palavras têm em transformar um simples texto criativo em um mundo novo, diferente e com novos nomes. É assim, que muitos leitores poderiam descrever o ato de ler, o que realmente os conquistam e os faz irem às livrarias, bibliotecas, aos sebos adquirirem livros.

Seja uma ficção, bibliografia ou livros técnicos, cada pessoa busca estes livros por algum motivo. É uma magia difícil de descrever, só quem sentiu este prazer pode saber melhor sobre este mundo. Porém, atualmente, o hábito da leitura parece estar se perdendo com o tempo. Incentivar as crianças a buscarem esta magia e deixarem um pouco de lado outros tipos de brincadeira, se tornou uma tarefa difícil. Como diria Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.

Em compensação, tem outra arte que sempre é buscada, mesmo que tenha quase 117 anos de existência, conquista pessoas de todas as idades. Falamos de magia, também. Entretanto, uma que abrange muito mais tipos de leituras. A magia do cinema, que vem evolucionando a cada dia. Além da criatividade de alguns roteiros unidos a tecnologia de hoje, torna-se atrativo a quem o busca.

Sendo hoje a minha primeira coluna, gostaria de explicar os meus objetivos e sobre o que vou escrever neste espaço. Estes dois temas, me fascinam desde sempre. Nem me lembro direito quando começou. De um lado minha mãe me incentivando a ler e de outro meu pai me mostrando filmes e mais filmes.

O que melhor escrever de algo que você ama desde pequena? Não digo que sou a maior conhecedora e indicada para o assunto. Por isto minha ideia não é apenas me colocar aqui falando sobre que filme ou livro vocês devem ler. Darei sugestões, dicas, acatarei comentários de vocês para escrever a coluna, mas também quero colocar entrevistas aqui de pessoas que trabalham em cada uma das áreas, para que vocês conheçam os bastidores destas duas artes.

Cada dia falarei sobre algo diferente. Um dia será sobre livros novos e no outro sobre lançamentos no cinema. Mas sem se esquecer de falar de clássicos de cada uma destas artes. Também tem as inúmeras adaptações de livros para cinema, o que torna estas duas artes mais próximas do que nunca. Claro, que sendo brasileira, precisamos de dias para conhecermos artistas de nossa própria cultura, mas dando uma oportunidade de conhecer de outras também, como por exemplo artistas ou conhecedores do tema na cultura espanhola. Tendo vivido 2 anos na Espanha, estudando comunicação audiovisual, me forneceu alguns conhecimentos e alguns contatos. Tentarei com todos meus esforços tratar de diversos temas. Não quero que esta coluna seja só mais uma de cinema e livros. Quero debates e sugestões sobre estes dois temas. Posso ler e assistir bastantes filmes, mas seria impossível saber de todos que existem, então preciso das opiniões de vocês meus leitores e de seus comentários sobre os textos ou assuntos relacionados.

Espero ansiosamente pelo inicio de uma grande comunicação entre nós e que muitas ideias surjam disso.

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112/PR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: