Jovem americana lança seu primeiro livro e faz turnê no Brasil

Se pudesse ter algum poder qual você escolheria? Eu não saberia dizer, mas um que com certeza eu não ia querer é o de voar. Morro de medo de altura. E você? O que decidiria? A autora de “Estilhaça-me”, Tahereh Mafi, lançado pela editora Novo Conceito, teve que responder esta pergunta durante o evento nas Livrarias Curitiba, do shopping Palladium, que aconteceu no dia 10 de julho. Respondendo uma fã disse que gostaria de ter 3 poderes. O primeiro é o de comer muito, o segundo é o de voar e o terceiro é o da invisibilidade, para terminar ela interligou os 3 poderes e afirmou que gostaria de fazer tudo ao mesmo tempo. O bate-papo entre fãs e autora foi muito animado, ela contou pontos de sua vida que a influenciaram a lançar o livro e também sobre os próximos lançamentos.

Quando eu fui ao evento, confesso, não tinha lido o livro, mas depois de sair de lá, estava mais do que decidida a lê-lo, tanto que já o fiz.  Não tinha referências ou lido outras críticas, mas a simpatia, a simplicidade e a desenvoltura da escritora me fizeram ter esta curiosidade. Eu me identifiquei muito com ela, porque desde pequena ela tinha esta paixão louca por livros e ficava frustrada por não conseguir manter sua leitura em dia com a escola ou faculdade. O seu sonho não era o de escrever um livro e sim ler sem parar, não fazer mais nada.

Foto: Anaisa Lejambre

Tahereh comentou que antes de publicá-lo, tinha escrito outros cinco, mas segundo a autora eram horríveis, por isto não os publicou.  Acho que valeu a pena esperar, porque só este primeiro foi publicado em diversos idiomas, conquistando fãs pelo mundo. Além de estar conhecendo diversos lugares, cultura e pessoas.

O livro tem como tema central a história de Juliette, uma jovem que está confinada há 264 dias em um manicômio enquanto o mundo lá fora enfrenta O restabelecimento, um movimento da sociedade que busca modificar o mundo, controlá-lo. Porém, ela é diferente de todos, porque possui um estranho poder de machucar as pessoas apenas pelo toque, este é um dos motivos de ter sido encarcerada. Ela mais do que conformada com seu destino, se surpreende ao ganhar um companheiro de “cela”: Adam, um rapaz atraente, que no início a trata muito mal. Porém, a verdade é que tudo foi uma armação, para que Juliette vire uma arma para o grupo que a sequestrou. Warner é o responsável pelo grupo. Todos o temem.

Foto: Anaisa Lejambre

Esta história é apenas o inicio, já que faz parte de uma trilogia. Para a tristeza dos fãs, o próximo livro está previsto para lançar nos Estados Unidos em fevereiro de 2013. Mas a autora os deixa feliz ao comentar que lançará um em outubro deste ano, que terá ligação com esta trilogia. Assim, os fãs não precisarão esperar muito tempo para acessar um mundo novo com Tahereh.

A autora tem apenas 24 anos, apaixonada por livro, no seu primeiro lançamento já faz o maior sucesso e recebe críticas muito boas. E já está previsto a produção dos filmes. Isto mesmo, imagine conseguir tudo isto no primeiro livro?

O contato que tive com a autora possibilitou conhecer um pouco mais de seu mundo, livros e a curta vida de escritora. E acho que uma boa escritora é uma excelente leitora. Isto mesmo, ela precisa ler, ler e ler, porque para escrever bem é necessário ler. Sendo assim, uma fonte para o seu trabalho.

Foto: Anaisa Lejambre

“Estilhaça-me” é uma distopia, que mostra um mundo que ninguém gostaria de viver. Escrito em primeira pessoa, vemos e sentimos o mesmo que a personagem. Por meio de frases repetidas e cortadas, como no meu texto, Juliette demonstra o medo e a insegurança de tudo, do mundo em que ela foi tirada, do que se tornou e do que virá. Mesmo um fã perguntando se ela poderia adiantar algo das próximas publicações, a resposta foi categórica: NO. Para mudar de assunto, comentou sobre as capas de livros que mudaram e mostrou o volume 2 da série.

Para terminar a minha coluna de hoje, gostaria de parabenizar a todos os escritores por seu dia. A cada palavra, frase e parágrafo um mundo novo criado por um escritor. O leitor conhece lugares, personagens, histórias sem sair de casa. Por isto deixo meus PARABÉNS e muito OBRIGADA por nos proporcionar momentos inesquecíveis.

 

 

 

 

 

 

 

Para quem gostaria de saber mais algumas respostas que a autora deu no bate-papo, fiz um vídeo que filmei no dia e editei para vocês meus leitores, de primeira mão. Espero que desfrutem.

E claro, um book trailer do livro.

Anaisa Lejambre

Jornalista – Reg. Profissional: 8112/PR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: